Diferenças entre JOGO e ESPORTE.

.

Será que existe alguma diferença entre jogo e esporte? Não seriam a mesma coisa? Pois bem,vamos voltar no tempo. Mais ou menos até o final do século XVIII os jogos eram praticados simplesmente por diversão e geralmente aconteciam em festas de colheitas,religiosas etc.

A partir daí acontece uma ruptura desses princípios devido a uma sistematização, uma interferência do Estado. Simplificando,o Estado contribuia financeiramente com as instituições que não tinham condiçoes de manter seus atletas.

Na verdade essas contribuições não visava a saúde do atleta, e sim, o seu alto rendimento, para que através de resultados o país passasse a ser reconhecido internacionalmente. Pegando carona nisso, o capitalismo entra de vez no esporte. A publicidade,a mídia,começam a fazer parte dessa prática que se tornou um grande negócio.

Cada vez mais a integridade do atleta é desprezada,consequentemente aparece o doping. Hoje, nas escolas, os alunos visam o jogo como uma ponte para chegarem ao esporte profissional. Não se pratica mais apenas por prazer,mas também por um futuro promissor financeiramente. Esse processo de evolução desde o jogo lúdico até as praticas esportivas de hoje traz muitos desastres que envolvem até mesmo a vida dos atletas. É fato a morte de alguns jogadores em campos de futebol de um tempo pra cá, e isso não é por acaso. Busca-se mais e mais do atleta, provocando um rendimento que visa ultrapassar seus limites.

Tanto no esporte como no jogo as características lúdicas estão presentes; a determinação de espaço e tempo, as regras, a diversão, porém, a diferença é que no jogo, por exemplo, as regras podem mudar de acordo com os jogadores e os espaços não precisam ter o mesmo tamanho padrão. No esporte, os jogadores não tem o poder de modificar as regras. Sendo assim, ele obedece às regras de uma confederação, assim como o espaço, o tempo, enfim, tudo é determinado por uma instituição maior.

Na verdade,todo esporte vem de um jogo, só temos que tomar cuidado de como o esporte é tratado nos dias de hoje,comandado por um sistema que usa disso para muitas coisas que não são apenas o GOOOOOOOL. Quais os critérios usados para que um país possa sediar uma Copa do Mundo ou uma Olimpíada? Será mesmo a intenção de melhorar a infro – estrutura esportiva num país ou serve para camuflar outros problemas sociais? E o legado das obras, depois que passam os eventos, todas as classes sociais terão acesso?

 São questões como essa que não só os professores ,mas toda a sociedade tem que parar para refletir. Eventos esportivos são muito mais do que as festas e o sorriso estampado no rosto das pessoas. Há sempre algo por trás de tudo isso. REFLITA!

About these ads

77 comentários sobre “Diferenças entre JOGO e ESPORTE.

  1. GOSTEI MUITO;DESSE SITE POIS ,ME PASSOU INFORMAÇÕES PRECISAS E TAMBÉM NECESSÁRIAS PARA O TRABALHO DA ESCOLA!
    tomara que desse site fale tbém sobre outras coisa necessárias para o dia a dia ;e que tbém dê pra usar pra outras matérias escolares.

  2. ASSUNTO OTIMO OBRIGADO ME AJUDOU MUITO ”TRABALHO DE EDU.FISICA
    NÃO REMOVA ISSO POIS MUITA GENTE VAI PRECISSAR COMO EU

    DESDE JÁ AGRADEÇO 1000 OBRIGADO

  3. eu achava q esse sayt iria me ajudar ne ++++ não me ajudou em nada porisso esse sait e uma merda uma droga e uma bosta e uma ************** DE SAYT. SEIS QUEREM SABEREM DO Q EU CHINGUEIESSE SAYT DE DESGRAÇA……..BLJ FALO DESGRAÇA.!!!!!!!!!

  4. muito legal esse site, bem bolado o texto superior pois nos dá bem o que pensar e refletir sobre o que o esporte era e o que se tornou.

  5. É muito boa essa definição, mas eu tenho para mim que, o jogo exige um esforço + mental q corporal , já o esporte não, exige mas dos 2.
    Mas ñ sei se estou certa disso…
    Obrigadu!!!!
    :*

  6. nossa esse me ajudou muito para guanhar nota e nao e quarquer trabalho e o trabalho eu amei porisso sempre vou entrar nesse sait???????????????????????????

    • Olá,Thaynara!
      Que bom que gostou do site. Em relação á sua dúvida eu explico. Na verdade, no esporte é obrigatório a presença do árbitro, que está ciente de todas as regras de determinada modalidade esportiva. No jogo a arbitragem não é obrigatória, já que as regras podem ser moldadas e adaptadas pelos próprios jogadores e pelo próprio árbitro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s